Simulaçao de como ficaria avião da Ryanair |
Celso Martins
A companhia europeia Ryanair pretende reduzir o número de banheiros para diminuir os custos operacionais e, consequentemente, reduzir ainda mais os preços das passagens. Sem o serviço de bordo, a companhia é a que tem as menores tarifas do mundo.
A empresa anunciou em julho de 2009 que tem um estudo para transportar os passageiros em pé, o que aumentaria em até 30% a capacidade de suas aeronaves. O primeiro voo seria neste ano, mas a Ryanair depende de um parecer das autoridades europeias de aviação.
Agora, a Ryanair pretende cortar dois dos três banheiros de suas aeronaves. Com isso, os preços das passagens poderão sofrer uma redução de 5%. Com a menos banheiros, cada avião poderá transportar mais seis passageiros.
A legislação europeia não impede a adaptação nos aviões, mas a fabricante Boeing ainda tem que aprovar a mudança proposta pela Ryanair.
Viajar assim, em pé, deve ser mais confortável do que espremida nas poltronas das companhias brasileiras. Quem quer o mínimo de conforto hoje tem que pagar mais caro!