A fiscalização é para evitar atuação dos clandestinos |
*Gilberto Mari
Somente os táxis credenciados poderão pegar passageiros nas áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O monitoramento começou no dia 2 de junho. Segundo a Infraero, o objetivo é organizar o setor de desembarque do terminal e ordenar os veículos credenciados nas vagas pré-estabelecidas pelo sistema Táxi Boa Praça.
A fiscalização dos pontos será feita através de leitura ótica das placas, com o auxílio de fiscais da Secretaria de Transportes, funcionários da Guarda Municipal e de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio). Além de serem multados em R$ 85,00, os taxistas sem credenciamento levarão quatro pontos na carteira.
Os carros particulares terão que utilizar o estacionamento, enquanto os taxistas não credenciados usarão uma pista na área externa do aeroporto. “Este sistema será mais um item de conforto e segurança para os passageiros do Santos Dumont”, disse o superintendente do aeroporto, Aparecido Iberê de Oliveira.
“Tudo que é feito para melhorar a vida do passageiro merece aplausos. Numa primeira impressão, estou achando ótimo, pois a fila do táxi está andando rápido”, garantiu o passageiro Antônio Carlos Maciel, que chegava de Belo Horizonte ao aeroporto.
O serviço faz parte de um projeto piloto que teve início no terminal 1 do Galeão em janeiro deste ano, e foi instalado também no desembarque do terminal 2 em março.
*Gilberto Mari é um dos colaboradores do Tudo de Viagem