A Gol está deixando o espaço para a Azul crescer livre em algumas rotas. Depois de suspender os voos diretos de Uberlândia (MG) para Confins (MG), dois em cada sentido, agora a Gol vai reduzir de cinco para uma o número de frequências sem escalas do Santos Dumont (RJ) para Campinas (SP). A redução também vale no sentido contrário e começa a valer a partir de 15 de fevereiro.
Os voos da Gol entre o Santos Dumont e Campinas foram iniciados em outubro de 2013. A intenção da companhia era concorrer com a Azul, terceira maior no mercado. Entre as duas cidades a Azul criou uma ponte aérea com 17 voos em cada sentido. Em Campinas os passageiros da Azul têm opção de embarcar de graça para a capital paulista em ônibus que partem a cada meia hora. A Azul é a única entre as quatro maiores companhias que não oferece voos do Santos Dumont para Congonhas (ponte aérea).
Nas promoções a Gol chegou a vender passagens por R$ 69,90 de Viracopos para o Rio de Janeiro para acirrar a concorrência com a Azul. O voo do Galeão (RJ) para Campinas, um em cada sentido, será mantido pela Gol. A partir de 15 de fevereiro a Gol deixa de oferecer voos sem escalas de Curitiba (PR) para Campinas. No ano passado a companhia suspendeu os voos de Viracopos para Miami.
A GOL TERÁ APENAS UM VOO DO RIO PARA CAMPINAS
REDUÇÃO DE VOOS
De Confins para Uberlândia e de Curitiba para Campinas a Azul será a única a oferecer voos sem escalas. Ganha a companhia Azul e perde o passageiro. A tendência é de aumento das passagens quando apenas uma companhia opera em uma determinada rota.
No primeiro semestre deste ano a Gol vai reduzir o número de decolagens em até 6%. Já a companhia Azul fará um corte de 7% sem seus voos. Além de fechar a base de Patos de Minas, a companhia vai suspender a partir de março os voos sem escalas de Confins para Orlando (EUA), iniciados em novembro do ano passado.