Números da Infraero mostram que nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram apenas 3.093 embarques de passageiros no aeroporto
O Aeroporto da Pampulha pode embarcar anualmente 2,2 milhões de passageiros, mas os números da Infraero mostram que ele está longe de atingir sua capacidade. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano o aeroporto registrou 3.093 embarques, contra 13.823 no mesmo período do ano passado, uma queda de 77,6%.
A companhia Passaredo opera com dois voos diários da Pampulha para Ribeirão Preto (SP). A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) lançou no ano passado o projeto Voe Minas com rotas para o interior do estado, mas o projeto não ajudou a refletir nos números. Os aviões do Voe Minas têm capacidade para transportar nove passageiros, além de a a taxa de ocupação das aeronaves não chegar a 40%.
A queda no número de passageiros é resultado da decisão da companhia Azul deixar a Pampulha em abril de 2016. A Flyways Linhas Aéreas também deixou de operar, o que contribuiu ainda mais para a redução no número de passageiros. Os aviões das duas companhias tinham capacidade para transportar 70 passageiros.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está analisando pedido feito pela Infraero para a liberação de pousos e decolagens com aeronaves com mais de 100 lugares, permitindo voos das companhias Gol, LATAM, Avianca e Azul. Tudo indica que essas companhias serão autorizadas. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) é um dos defensores da liberação de jatos na Pampulha.
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO E GARANTA SUAS PASSAGENS COM ECONOMIA