Pela Portaria nº 908, de 13 de abril de 2016, Ipatinga só pode receber 32 voo semanais, número que já está sendo usado pela Azul.
A cidade de Ipatinga não poderá ser beneficiada com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de liberar 26 slots (autorização de pousos e decolagens) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para as companhias Passaredo e MAP Linhas Aéreas. Essas duas companhias usam em suas rotas o ATR-72, com 70 assentos, modelo que realiza os voos da Azul em Ipatinga. A foto abaixo é de um modelo ATR.
A Passaredo tinha planos de lançar voos de Congonhas para a cidade mais importante do Vale do Aço, mas o aeroporto da Usiminas, como é conhecido, está operando com toda a sua capacidade. Pela Portaria nº 908, de 13 de abril de 2016, Ipatinga só pode receber 32 voo semanais, número que já está sendo usado pela Azul.
Os voos de Ipatinga não Congonhas teriam uma grande procura em função da grande demanda de clientes que viajam para os contatos comerciais na indústria e comércio do Vale do Aço. Atualmente esses passageiros viajam pela Azul e são obrigados a fazer troca de aeronave em Belo Horizonte (Confins) antes de seguirem viagem para São Paulo.
A restrição no Aeroporto de Ipatinga aparece na portaria da ANAC pelo motivo NPA (aproximação de não precisão), motivo de ter um limite máximo de voos por semana. (Veja na imagem abaixo). A Passaredo chegou a lançar voo diretos de Ipatinga para Guarulhos (SP) com taxas de ocupação em suas aeronaves de 80%, mas foi obrigada a deixar o mercado do Vale do Aço após ser obrigada a devolver alguns aviões.
A ANAC informou que o número de voos no Aeroporto de Ipatinga pode aumentar, mas para que isso ocorra o operador do aeroporto, no caso o Governo de Minas, precisa fazer investimentos para que a capacidade do terminal seja aumentada. Por causa da crise financeira, o governo estadual não tem planos de fazer esses investimentos.
Veja a portaria da ANAC com a restrição no Aeroporto de Ipatinga
Pretende viajar? Garanta aqui descontos especiais na compra das passagens aéreas