Os monomotores da nova companhia já voaram 3256 horas entre maio e junho, o que corresponde a 55 horas de voo por dia da frota que está em operação.
A Azul Conecta, nova companhia aérea de voos regionais, terá novos voos para o interior do estado do Pará. As rotas Belém-Breves e Belém-Monte Dourado passam a contar, a partir de 25 de agosto, com sete operações semanais a bordo das aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, que podem transportar até 9 pessoas.
A Azul Conecta atende 36 cidades do país, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Subsidiária da companhia da Azul, a companhia fruto da aquisição da TwoFlex. A Azul Conecta tem como objetivo desenvolver a aviação sub-regional no Brasil, ou seja, alimentar as demais rotas da Azul nos grandes centros urbanos. (Veja abaixo todas as cidades com voos da Azul Conecta).
Dos 17 aviões, três são exclusivamente cargueiros e vão contribuir para a expansão da Azul Cargo Express, a unidade de cargas da Azul, que pode levar cargas a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa.
Serviço de bordo
O serviço de bordo é gratuito. A Azul Conecta serve água e snacks, que são colocadas no bolsão das poltronas dos clientes. A tripulação é formada por um piloto e um sub-piloto. Cada passageiro pode levar gratuitamente uma bala de mão com peso no máximo de 10 quilos. Os bancos da aeronave são de couro e o espaço permite que você até cruze as pernas.
O Cessna 208 “Caravan” é uma aeronave monomotor turboélice, de asa alta e construção convencional metálica, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft. Os monomotores da Azul Conecta já voaram 3256 horas entre maio e junho, o que corresponde a 55 horas de voo por dia da frota que está em operação.
Confira detalhes sobre a aeronave usada pela Azul Conecta
Origem: Estados Unidos
Comprimento: 12,68 m
Envergadura: 15,88 m
Altura: 4,72 m
Peso da aeronave: 1,7 a 2,2 toneladas
Velocidade de cruzeiro: 341 km/h
Peso máximo decolagem/pouso: 3,9/3,8 toneladas
Capacidade de combustível: 1,2 mil litros
Motor: Pratt & Whitney PT6A-114A (Cessna 208B 67
Velocidade máxima: 359 km/h
Pista mínima para decolagem: 0,7 km
Passageiros: 1 a 09
Primeiro voo: 1982
Entregues: Grand Caravan: 1295
Alcance: 1698 km ou .5 horas de voo.
Confira os detalhes dos voos Azul Conecta em Belém
Destinos atendidos pela Azul Coneta
Campinas
Marília
Manaus
Lábrea
Coari
Santarém
Monte dourado
Altamira
Óbidos
Oriximiná
Porto trombetas
Itaituba
Belém
Monte alegre
Almeirim
Breves
Porto de Moz
Parintins
Maués
Cuiabá
São felix do Araguaia
Juína
Tangará da Serra
Retomada dos voos em Carajás
A partir de 1° de setembro a Azul vai retomar as operações em Carajás com voos para Belém operados às terças e quintas-feiras. Nesta rota a Azul vai usar os jatos da Embraer 195 que transportam até 118 passageiros. Antes da pandemia do coronavírus os voos da Azul partindo de Carajás eram diretos para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
Em 2 de setembro a Azul vai retomar as operações em Imperatriz (MA) com quatro voos semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos, com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 pessoas.
Confira os horários dos voos de Carajás e Imperatriz
Pretende viajar? Escolha aqui o seu destino e garanta passagens aéreas com descontos especiais
As fotos deste post são de Luis Alberto Neves e foram cedidas pela assessoria de imprensa da Azul.