Nesta quinta-feira (24/09) foi reaberto o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho (MG), com limite de 150 pessoas por dia por ordem de chegada.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou a lista das unidades de conservação (UCs) e parques federais que estão recebendo o público com novos protocolos sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus. Além do uso obrigatório de máscaras, as unidades reduziram a capacidade de público, respeitando o espaçamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
Nesta quinta-feira (24/09) foi reaberto o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho (MG). O parque receberá 150 pessoas por dia por ordem de chegada. Grupos com mais de 10 pessoas não serão permitidos, mas a boa notícia é que o banho de cachoeira está liberado. Nesta etapa os serviços de aluguel de bicicletas, canoagem e turismo equestre continuam suspensos. A entrada no parque é gratuita. (Veja abaixo a lista de todos os parques abertos).

No dia 1° de outubro será reaberto o Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas. Nesta fase o público terá acesso somente a parte baixa do parque, onde fica a cachoeira da Casca D’anta, a primeira do Rio São Francisco. A parte alta continua fechada.
O acesso a cachoeira da Casca D’anta é pela portaria 4, passando pela cidade de Vargem Bonita. A entrada será por agendamento de ingressos. O parque vai receber 424 pessoas por dias em dois turnos. A entrada para brasileiros custa R$ 11.
Regras estabelecidas pelo ICMBio para todos os parques
•Uso obrigatório de máscara de proteção facial, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque;
•Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio dos operadores e prestadores de serviços;
•Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual (EPI), estes não poderão ser compartilhados sem antes proceder a higienização e desinfecção dos equipamentos;
•Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível;
•Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros, além de outros objetos de uso coletivo, como cadeiras, sofás e bancos;
•Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta;
•As máquinas de débito e crédito devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso;
•O distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns do empreendimento;
•No caso de restaurantes, é necessário manter o distanciamento mínimo entre as mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro), como também nos ambientes de espera e filas de caixas, com demarcação no piso. Para locais com mesas fixas ou na impossibilidade de remoção, interditar as mesas de forma alternada, comunicando visualmente quais estão livres e interditadas;
•Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização;
•Os transportes terrestres e aquaviários de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, deve ser realizada a limpeza e desinfecção dos veículos;
•Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação ou aglomeração.

Confira a lista de parques federais que estão abertos ao público
Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Parque Nacional Aparados da Serra (RS)
Parque Nacional da Serra Geral (RS)
Parque Nacional de Brasília (DF)
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional da Tijuca (RJ)
APA Costa dos Corais (AL)
Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (SP)
Parque Nacional de Fernando de Noronha
Parque Nacional do Itatiaia (RJ/MG)
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional do Jaú
Parque Nacional de Anavilhanas
Parque Nacional dos Abrolhos
Parque Nacional da Serra da Bocaina
Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional de Catimbau
Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional de Sete Cidades
APA de Guaraqueçaba
APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
Parque Nacional de Campos Gerais
Parque Nacional Guaricana
Parque Nacional Saint Hilaire-Lange
Parque Nacional Superagui
Parque Nacional Ilha Grande
APA de Anhatomirim
APA da Baleia Franca
ARIE Serra da Abelha
Parque Nacional Serra do Itajaí
APA de Ibirapuitã
Parque Nacional da Lagoa do Peixe
APA Meandros do Rio Araguaia
Floresta Nacional de Brasília
Parque Nacional de São Joaquim
Parque Nacional da Serra dos Órgãos (visitação pública somente na sede de Guapimirim)
Floresta Nacional de Goytacazes
Resex Marinha Arraial do Cabo
Floresta Nacional de Irati
Floresta Nacional de Piraí do Sul
Parque Nacional de Jericoacoara
Parque Nacional Chapada das Mesas
Floresta Nacional Palmares
Resex Marinha Delta do Parnaíba
Rebio Guaribas (somente visita com objetivo educacional)
Floresta Nacional de Assungui
Floresta Nacional de Piraí do Sul
Monumento Natural das Ilhas Cagarras
Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba
Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso
Reserva Extrativista de São João da Ponta
Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá
Reserva Extrativista Maracanã
Reserva Extrativista Marinha Cuinarana
Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo
Parque Nacional do Viruá
Floresta Nacional do Tapajós
Confira as regras de reabertura do Parque Nacional da Serra do Cipó
Dias de funcionamento: quinta a segunda.
Horário: 8h às 12h
Horário de saída: 17h
Acesso gratuito
O parque não disponibiliza serviço de alimentação.
Atrativos abertos à visitação:
Portaria Areias: Circuito das Lagoas, Cachoeira Capão dos Palmitos, Córrego das Pedras, Cachoeira da Farofa e Cânion das Bandeirinhas (anexo Cardápio de Atrativos com as distâncias dos atrativos).
Portaria Alto Palácio: Travessão e Cachoeira Congonhas
Pode tomar banho em todas as cachoeiras abertas à visitação
Travessia e atrativos da portaria do Retiro permanecem fechados!
Não serão permitidos grupos com mais de 10 pessoas.
Serão disponibilizados para uso dos visitantes os sanitários e bebedouros, seguindo as normas de segurança e higienização.
Os serviços de aluguel de bicicletas, canoagem e turismo equestre continuam suspenso, e serão liberados na segunda etapa de reabertura.