A suíte tem um painel com DVD player, tablet com acesso a internet, computador de bordo com simulador de voo.
A aeronave Embraer EMB-120, prefixo PR-OAN, usada pela antiga Oceanair e pela Passaredo, foi transformada em uma suíte de luxo da Viviê, ou Pousada da Avião, localizada em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais. A aeronave foi comprada em 2014, mas os donos da pousada não revelam o local e nem o valor. A suíte é composta de aeronave e torre de controle com três ambientes em uma altura de 1600 mts de altitude no alto da Serra da Mantiqueira.
O Aero Flyer tem 172 meros quadrados decorados tema da aviação. O hall de entrada é envidraçado com acesso a aeronave através da escada dianteira. A aeronave foi toda preservada. A suíte tem um painel com DVD player, tablet com acesso a internet, computador de bordo com simulador de voo, controles da aeronave e bancos de couro personalizados.
No interior da aeronave foram instaladas luzes de led, mesa de sala de bordo, poltronas giratórias, mesa retrátil executiva, sofá-sala de bordo, lavabo, guarda-malas, TV executiva led 32′, climatizador móvel quente e frio, mini-bar, trolley com chaleira elétrica e garrafa térmica. Passagem de vidro que dá acesso a torre de controle com 3 pisos.
No primeiro piso, no nível da asa da aeronave, há uma lareira elétrica de led, cama king, lençol térmico, ambiente aconchegante com poltronas de couro, mesa de vidro com partes do avião, TV 4K 3D 49” Smart, sound bar, cortinas elétricas com controle remoto, iluminação de teto e chão, vista panorâmica para mata, avião e toda a pousada em ambiente espelhado.
Já no segundo piso há um banheiro da torre envidraçado com vista panorâmica, aquecedor de ambiente, hidro dupla com controle eletrônico de temperatura, luzes de cromoterapia, luzes decorativas de led, ducha dupla no box, poltronas de couro decorativos do avião, escada caracol para hall superior que dá acesso ao terraço, além de decorações temáticas.
No terceiro piso foi construído um terraço com chaise dupla, espaço com cobertura de vidro, poltronas personalizadas, bagageiro e mesa decorativas com partes do avião, vista panorâmica de todo avião, pousada e mata com belas árvores nativas e montanhas. As diárias por casal variam de R$ 1,3 mil a R$ 1,6 mil, valores para hospedagens de segunda à quinta-feira.
Para colocar a aeronave no terreno da pousada foi necessário um guindaste, com braço extensível de 82 m de altura e capacidade para 100 toneladas, que o ergueu a partir da rua e por cima da casa sede da Vivie, até seu local de repouso nas bases.
Segundo os donos da pousada, a operação de montagem, no dia 10 de junho de 2014, durou quase 15 horas, sem contar as horas do dia anterior em que foram transportadas as asas à pousada e ocorreram outros diversos preparativos.
Confira a fica técnica da aeronave
- Marca da aeronave: Embraer
- Modelo: EMB 120 Brasilia (“EMB 120” é o código que identifica o produto fabricado e “Brasilia” é o nome comercial do mesmo)
- Versão: RT (Reduced Take-off weight)
- Prefixos usados durante a sua história: N237 AS (prefixo utilizado quando em operação nos EUA); PR-OAN (prefixo posterior, utilizado quando em operação no Brasil e hoje ainda visível na aeronave estacionada)
- Tipo: avião comercial, para uso regional
- Porte: médio
- Idade: fabricado em 1987, possui cerca de 30 anos de muita história. Foi completamente restaurado, aparentando que acabou de sair da fábrica
- Número de lugares disponíveis originalmente na aeronave: 30 passageiros e 3 tripulantes (sendo piloto, co-piloto e comissário de bordo)
- Peso vazio: cerca de 7 toneladas
- Tipo de propulsão: turboélice
- Número de motores: 2 (bimotor)
- Motores: Pratt & Whitney PW115, de 1500 shp de potência
- Hélices: Hamilton Standard
- Pressurizado? Sim
- Companhias pelas quais já operou:
– ASA (Atlantic Southeast Airlines) – absorvida pela Express Jet, em 2011
– Ocean Air – operando pelo nome de Avianca desde 2010
– America Air
– Passaredo Linhas Aéreas - Tempo que operou no exterior: cerca de 15 anos
- Regiões pelas quais já voou no Brasil: segundo registros, todas as regiões exceto o Norte
- Comprimento: 20 m (65,6 pés)
- Envergadura: 19,8 m (65,0 ft)
- Altura: 6,35 m (20,8 ft)
- Cauda: tipo em “T”
- Sistema elétrico: 28 volts
- Velocidade máxima: 584 km/h (315 nós)
- Razão de subida inicial: apx. 700 metros por minuto
- Freios: metálicos, com anti-skid (anti-travamento)
Fotos cedidas pela Viviê Pousada
Garanta aqui sua reserva na Pousada do Avião