A reabertura dos hotéis e pousadas foi possível após uma negociação feita pela Agência de desenvolvimento de Monte Verde e região.
A Prefeitura de Camanducaia autorizou a reabertura a partir desta segunda-feira (25) dos cerca de 150 estabelecimentos de hospedagens do distrito de Monte Verde (MG). Eles poderão funcionar com 60% da capacidade. No dia 16 de janeiro foi decretado lockdown em todo o município de Camanducaia, permitindo o funcionamento apenas dos serviços essenciais. Além de Camanducaia, as cidades de Estiva, Pouso Alegre, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Combuí e Itapeva decretaram lockdown em função do aumento de casos de COVID-19.
Segundo a Prefeitura de Camanducaia, o decreto determina, ainda, que todos os estabelecimentos e serviços destinados à atividade de turismo devem, obrigatoriamente, estar cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR) e possuir o Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo, bem como manter as informações devidamente atualizadas.
Está mantida a liberação dos turistas de um dia, com restrições para grupos e excursões. Por fim, a Prefeitura determinou que o descumprimento das medidas de isolamento ou quarentena pela população poderá acarretar em multa de R$ 1 mil.
A reabertura dos hotéis e pousadas foi possível após uma negociação feita pela por representantes da rede hoteleira de Monte Verde e de comerciantes de outros setores. Monte Verde tem sido apontado como referência nacional na retomada do turismo consciente, adotando medidas que garantem a segurança dos turistas e dos profissionais envolvidos nos atendimentos.