O tempo de checagem por passageiro no Aeroporto Santos Dumont será de aproximadamente dois segundos e vai dispensar o manuseio de papéis.
Começa a funcionar nesta quinta-feira (11/03) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Embarque +Seguro, uma tecnologia totalmente digital, com uso de reconhecimento facial. Essa tecnologia dispensa a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros. O Santos Dumont será o primeiro do Brasil a testar essa tecnologia.
O tempo de checagem por passageiro no Aeroporto Santos Dumont será de aproximadamente dois segundos e vai dispensar o manuseio de papéis e documentos, uma medida alinhada às melhores práticas de combate à Covid-19, no âmbito do transporte aéreo, e que a Infraero já vem adotando em seus aeroportos.
O projeto é do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.
O projeto tem a participação de empresas parceiras, com a colaboração da Infraero e da Azul. O apoio destas empresas garantiu o suporte de equipamentos modernos necessários para oferecer o embarque automatizado em portões eletrônicos (e-gates), que será integrado a um sistema nacional que vai permitir checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.
O Embarque +Seguro no Santos Dumont permitirá que a Infraero inicie o ingresso em um grupo de aeroportos que utiliza a tecnologia para agilizar processos de embarque e garantir segurança nos controles que o transporte aéreo exige.
Foto: Ismael Galvão
Pretende viajar? Garanta aqui passagens aéreas com descontos especiais