Em semana de eventos virtuais, Circuito Litoral Norte segue captando recursos para retomada por meio de ações e parcerias com a SETUR-SP

Formalizado desde 2019, o Circuito Litoral Norte vem profissionalizando o turismo da Região Turística formada pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Essa organização, preparo e integração promovida pelo consórcio vem tornando a região o principal foco das ações da Secretaria de Turismo de Estado, atraindo recursos que chegam por meio de ações, parcerias e prevê a captação de investimentos para o segundo semestre, onde acontece o maior foco de promoção para a retomada.

Neste momento, o Circuito Litoral Norte de São Paulo segue executando seu plano de retomada para o turismo, priorizando ações de informações estratégicas (como a parceria com o CIET – Centro de Inteligência e Economia do Turismo da Secretaria de Turismo do Estado), estruturação e infraestrutura turística, treinamentos, capacitações e marketing digital.

Com recursos do Estado, o consórcio é a primeira entidade a fechar uma parceria institucional com o CIET – Centro de Informações e Estudos do Turismo – e vai relançar Observatório de Turismo Regional com informações e análises completas sobre o fluxo de turismo na região.

Mais organizado e profissionalizado por meio do consórcio, o turismo no Litoral Norte também foi contemplado, em 2019, pelo Programa Investe Turismo, que teve seu encontro de retomada realizado na última quarta-feira (7). A reunião teve coordenação do SEBRAE-SP E SETUR-SP, reapresentando as ações realizadas desde o seu lançamento.

Além disso, o encontro debateu o atual cenário e as propostas de obtenção de recursos que virão em formato de ações de capacitação, treinamentos, estruturação de produtos turísticos, eventos online e no segundo semestre, ações de promoção como famturs e prestrips a serem desenvolvidas na retomada do turismo.

“Mesmo com o cenário de pandemia, o Investe Turismo teve continuidade. E, neste momento, é importante reativar esse grupo, com os novos gestores municipais, e dar continuidade ao programa. Para nós da SETUR-SP, ter a parceria do Circuito Litoral Norte é muito importante, pois só por meio dela estamos conseguindo apoio grande na mobilização e articulação nas ações propostas e realizadas para a retomada do turismo. Essa interlocução via consórcio otimiza muito nossa atuação tanto junto aos municípios, quanto à iniciativa privada”, afirma o coordenador de Turismo da Secretaria de Estado, Rodrigo Ramos.

O Investe Turismo é um programa em parceria da SETUR-SP, SEBRAE-SP e as prefeituras das cinco cidades do Litoral Norte (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) e da capital paulista e tem por objetivo fomentar a Rota Turística e impulsionar a geração de empregos e renda na região.

Também com apoio financeiro do Estado, já estão em fase avançada dois projetos de estruturação e infraestrutura turística, os Roteiros Turísticos e Rota Cênica – em ambos os projetos estão integrados às Secretarias de Turismo e os cinco Comturs Municipais, por meio de Comitês Técnicos Municipais. Nesta quinta-feira (8), foi realizado o 1º Encontro do Comitê Técnico Intermunicipal, coordenado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo, que abordou o projeto de infraestrutura e estruturação turística regional do Litoral Norte.

A reunião virtual contou com a presença de representantes da SETUR-SP e dos Conselhos Municipais de Turismo das cidades integrantes do consórcio. Iniciado em 2020 pelo Circuito Litoral Norte, o programa passa agora pela fase de avaliação e indicação de atrativos de gastronomia, história e cultura, bem-estar, natureza e aventura, turismo náutico, religioso e de base comunitária, trilhas do Parque Estadual, mirantes, entre outros, em aprovação pelo Comitê.

Já o Projeto de Rota Cênica (www.rotacenica.com), que é um programa de intervenções estruturais em pontos e rotas intermunicipais, como mirantes, paradouros e sinalização turística, entre outros, já tem o masterplan pronto e segue para finalização e aprovação do projeto executivo final pelos municípios no próximo mês de maio.

Também no planejamento do consórcio, e com recursos das esferas estadual e federal, estão previstos workshops de crédito ao setor turístico que serão realizados em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado nas próximas semanas, de acordo com a liberação de verba prevista.

Para o segundo semestre, também está prevista a captação de recursos via consórcio para uma grande promoção da região em parceria com a SETUR-SP. Novas linhas e formatos de crédito já estão sendo avaliadas pelo setor responsável na equipe do Governo.

“Estamos com o planejamento regional pronto e alinhado entre Secretarias e Comturs Municipais, na primeira etapa o foco é de estruturação, capacitação do produto, trade turístico e desenvolvimento de conteúdo digital para seguirmos como destino desejado. No segundo momento, que vai depender do cenário da pandemia, iniciamos a promoção com foco nos principais polos emissores regionais. Nesse momento, estarmos unidos entre Municipios e trade é muito importante para apoiar a recuperação do setor e esse é o foco do trabalho do Circuito Litoral Norte de São Paulo”, completa o secretário Executivo do consórcio turístico, Gustavo Monteiro.

Sobre o Circuito Litoral Norte

O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.

Nessa retomada, o consórcio vem realizando importantes parcerias com a Secretaria de Turismo do Estado e Ministério do Turismo, entre outras entidades, para garantir o retorno das atividades turísticas de forma segura e apoiar o trade regional a se restabelecer da melhor forma.

Mais informações: www.circuitolitoralnorte.tur.br

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!