Até 31 de dezembro deste ano estavam programados 513 voos da companhia, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro.
Passageiros da ITA Transportes Aéreos, companhia que suspendeu todos os voos na sexta-feira (17/12), registraram boletim de ocorrência na Polícia Federal contra a empresa no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O grupo alega que não recebeu nenhuma assistência da ITA e que nenhum funcionário da empresa estava nos guichês de atendimento.
Segundo reportagem exibida pelo Jornal Hoje da Rede Globo, os clientes da ITA Transportes Aéreos foram avisados em Guarulhos sobre a suspensão momentos antes do embarque. O grupo passou a noite no aeroporto sem receber nenhuma assistência. Segundo a reportagem, até 31 de dezembro deste ano estavam programados 513 voos da companhia, a maioria em São Paulo e Rio de Janeiro.
A ITA Transportes Aéreos começou a operar no final de junho deste ano e atendia até sexta-feira 14 destinos. Com promessa de voltar a operar, sem data definida, a companhia teve seu Certificado de Operador Aéreo (COA) suspenso logo após anunciar a suspensão de sua operações.
Obrigações da companhia
Pelas regras da Resolução 400 de 2016 Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a companhia aérea é obrigada a prestar assistência aos passageiros quando o voo sofrer atraso ou for cancelamento. A empresa aérea é obrigada, por exemplo, a fornecer alimentação e hospedagem, além do transporte, a todos os clientes afetados. Até agora nada disso foi feito.
Segundo a ITA Transportes Aéreos, a prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. A ITA informa que está contando com o apoio de outras companhias para atender os passageiros afetados.
Nota da ITA Transportes Aéreos
O Grupo Itapemirim informa que tem trabalhado arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.
A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.
A ITA informa que neste sábado havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil.
A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. Todos os passageiros devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou diretamente com sua agência de viagem.
Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível.