Ecoturismo movimenta visitantes em todas as regiões do Brasil

Crédito: Luciola Vilela/MTur

O Brasil se notabiliza cada vez mais como um dos principais destinos para o ecoturismo. Uma prova disso é  que o país contabilizou 16,7 milhões de visitantes em 2021 nas 145 unidades de conservação federais. Todos estes locais são administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mnedes de Conservação da Biodiversidade).

O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos. A quantidade de visitantes é superior, inclusive, ao cenário pré-pandemia de Covid-19. De acordo com o Ministério do Turismo, o maior número de visitantes nas unidades de conservação federais havia sido registrado em 2017, com 10,7 milhões de visitantes.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, no sul do país, foi o destino mais procurado pelos visitantes. Este também havia sido o principal lugar para o ecoturismo em 2020. O território inclui, por exemplo, as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense. O destino oferta ainda uma experiência única de admirar, por terra, as baleias que passam pelo local.

Praia do Rosa. Crédito: Divulgação Embratur

O ranking seguiu com o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, em segundo lugar. A unidade carioca contou com 1,7 milhão de visitas no último ano. O local é reconhecido internacionalmente pois abriga uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno: o Cristo Redentor.

Além disso, o Parque da Tijuca conta com palco da Trilha Transcarioca, pioneira da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso no país, que tem em seu percurso pontos como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, que cruza o Rio de Janeiro, saindo da Barra de Guaratiba e chegando ao Morro da Urca. Em terceiro lugar ficou o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, com quase 1,7 milhão de visitas. O local abriga a Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara.

Confira a lista das 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil:

1º Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – 7.042.228
2º Parque Nacional da Tijuca – 1.739.666
3º Parque Nacional de Jericoacoara – 1.669.277
4º Parque Nacional da Serra da Bocaina – 718.453
5º Parque Nacional do Iguaçu – 696.380
6º Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo – 653.857
7º Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – 559.638
8º Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – 532.988
9º Monumento Natural do Rio São Francisco – 471.705
10º Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais – 334.437

 

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!