Aeroporto de Confins ficou atrás somente de terminais do Japão. Relatório analisou dados do mês de junho deste ano.
Dentre todos os aeroportos de médio porte no mundo, o de Confins é o quarto mais pontual em voos. Pesquisa realizada pela Cirium, empresa de consultoria especializada em aviação comercial, levou em consideração aeroportos internacionais de médio porte. O relatório OTP Report indicou o comprometimento com os horários nos complexos aeroportuários.
É importante ressaltar que o levantamento é sobre o mês de junho de 2022 e neste período Confins recebeu 7.196 voos. Os primeiros colocados da lista estão localizados na Ásia, todos no Japão. No topo estão o Chubu Centrair International Airport (95,85%), que fica em uma ilha artificial próximo a Tokoname; o Sendai Airport (94,2%), localizado em Natori; e o Kagoshima Airport (93,36%), em Kirishima.
O Indicador colocou o Aeroporto de Confins (CNF) com 91,25% de rigor com seus horários. Ou seja, quase 100% das viagens acontecem dentro do horário previsto de embarque. Em junho, a BH Airport, administradora do aeroporto, informou que 39 rotas de embarque ou desembarque foram operadas no local. A pontualidade dos voos que chegam foi ainda maior, atingindo 92,13% de sucesso nos horários.
Os relatórios ainda mostraram dados sobre aeroportos de grande e pequeno portes. Na lista dos que operam em grande escala, dois complexos no Brasil estão próximos do topo. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve 90,83% de pontualidade, ficando em sexto lugar no mundo. Já o complexo de Viracopos, em Campinas (SP), conseguiu 85,84% de alcançando o 12º lugar no mundo.
Já entre os que possuem escala menor, o Aeroporto Internacional de Cuiabá ficou com o nono lugar mundialmente. Nessa lista, ele foi o único complexo brasileiro citado pela Cirium, que divulga relatórios mensais amparados por informações e análises do desempenho dos aeroportos e companhias aéreas. Em cada pesquisa, os aeroportos são classificados em quatro categorias, global, grande, média e pequena escala.