Destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza devem ser os mais movimentados.
O feriado prolongado do Dia do Trabalho, celebrado na próxima segunda-feira (1/5), deve movimentar mais de 2,5 milhões de passageiros pelos aeroportos do país, segundo o Ministério do Turismo. A expectativa é a de que a folga de três dias injete R$ 2,73 bilhões na economia dos destinos brasileiros. O estado de São Paulo deve receber o maior número de viajantes no período, com mais de 1,2 milhão de passageiros nos principais aeroportos.
Os feriados prolongados são oportunidades de viagens fora dos tradicionais períodos de férias de julho e dezembro/janeiro. “Há sempre espaço para viagens, mesmo que sejam mais curtas e para destinos próximos. E essa movimentação impacta positivamente as atividades econômicas que movem o turismo no Brasil, gerando emprego e renda nos empreendimentos do setor. Esperamos que o turismo de proximidade seja, mais uma vez, um dos principais influenciadores deste bom número”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Além de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro deve ter grande movimento de turistas para o feriadão, com cerca de 282 mil passageiros. Em seguida, aparece o terminal de Brasília (DF), com a estimativa de 185 mil pessoas. Já em Belo Horizonte (MG), os mineiros esperam pelo menos 140 mil viajantes passando pelo Aeroporto de Confins.
Hotéis
O período também leva otimismo para a rede hoteleira. Dados da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) estimam uma ocupação de 81,74% nos principais destinos turísticos do Estado.
Em Alagoas, a taxa deve chegar a 75%, segundo a associação do Estado. Na cidade de Santos (SP), a rede hoteleira prevê picos de ocupação de mais de 70%. Em Foz do Iguaçu (PR), a estimativa é de 68% de ocupação.
*Com informações do Ministério do Turismo