Bem-vindo, inverno! Veja alguns destinos frios que aquecem o turismo brasileiro

É hora de tirar o casaco do guarda-roupa, colocar na mala e conhecer os lugares mais gelados do país

A temporada mais fria do ano já começou, com a chegada do inverno no último dia 21/6, e a expectativa é a de que a estação do ano aqueça o turismo brasileiro. Nessa época, os “destinos de inverno” costumam receber um volume maior de turistas, ainda mais porque a data coincide com o início das férias de julho, momento de pausa no dia a dia que merece uma viagem pelo Brasil.

Vários roteiros charmosos esperam pelos turistas que gostam de curtir o inverno (Crédito: Pixabay)

 

E se você é apaixonado pelas belezas do país, tem mais essa oportunidade de apreciá-las, regada a vinho, fondue, caldos, sopas, lareira, fogueira e muito cachecol. Com a ajuda da Agência de Notícias do Turismo, e mais uma boa pesquisada da nossa equipe, trouxemos algumas dicas de destinos “geladinhos” para o turista conhecer e criar boas memórias da estação fria.

E vamos começar por Minas Gerais. O estado possui muitas cidades charmosas e com termômetros lá embaixo durante os meses de junho, julho e agosto. Principalmente as do Sul de Minas, como Caxambu, São Lourenço, Poços de Caldas, Maria da Fé, Monte Verde, Gonçalves e Aiuruoca.

Essas cidades ficam na Serra da Mantiqueira e são consideradas as mais frias do Estado. Mas o friozinho também chega à região Central de Minas, tornando Lavras Novas, Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei ótimos pontos de visitação para curtir as baixas temperaturas.

Então, vamos falar um pouco de cada um desses lugares:

– Maria da Fé
A cidade fica a 1.200 metros de altitude e, por isso, quase sempre é apontada como a que registra as temperaturas mais baixas de Minas. É muito comum ocorrerem geadas e os termômetros chegam a -4ºC, congelando o orvalho da manhã em flores, árvores e plantações. Um espetáculo da natureza que merece ser apreciado. Todo ano o município realiza o Festival de Inverno, marcado agora para os dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de julho. A programação inclui opções de gastronomia, shows, apresentações sofisticadas, exposições artísticas e culturais, atividades turísticas e muito mais.

Maria da Fé, no Sul de Minas, é considerada a cidade mais fria do Estado (Crédito: William Siqueira/Site Turismo em Minas)

 

– Monte Verde
O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é conhecido como Campos do Jordão de Minas ou até como a Suíça brasileira. No inverno, os termômetros chegam perto de 0ºC. O passeio é cheio de charme, restaurantes e chalés aconchegantes e as casas de fondue que dão água na boca, além dos queijos e vinhos. O local também oferece trilhas: a mais bonita percorre a crista da serra. Os trechos passam por dentro das matas e sobre as rochas, à beira de penhascos que oferecerem mirantes incríveis, como o do Pico Selado.

– Gonçalves
Gonçalves está entre as cidades do Sul de Minas que oferecem mais contato com a natureza. A tranquilidade e o aconchego é o ponto alto de todas as pousadas do município, que oferecem lareiras aos visitantes. É também um ótimo destino turístico para levar o amorzinho. É possível fazer trilhas que dão vistas e acessos a cachoeiras e também passeios históricos, do pôr do sol e noturnos. Mas se você não tem um amorzinho para chamar de seu, chama a galera mesmo que na cidade tem uma cervejaria muito bacana.

– São Lourenço
A cidade abriga o Parque das Águas, com suas fontes medicinais e balneários para tomar banho em águas relaxantes e terapêuticas. São Lourenço ainda conta com passeios de balão e de Maria Fumaça. O clima também é de cidade do interior, então é muito aconchegante para o inverno. E todo ano acontece a tradicional Festa de Agosto de São Lourenço, para comemorar o aniversário da cidade. Em 2023, será de 4 a 10/8, com atrações como Matheus Fernandes, Dilsinho e Lexa.

– Caxambu
Aproveite a proximidade de São Lourenço com Caxambu e dê uma passada também nesta outra cidade. O Teleférico e o Parque das Águas de Caxambu são dois passeios imperdíveis para qualquer época do ano. Mas quem visita Caxambu no inverno ainda pode apreciar a Exposição Nacional de Orquídeas, que acontece de 21 a 23 de julho.

– Aiuruoca
A cidade é um paraíso para quem curte matas e cachoeiras, apesar que no inverno, é difícil alguém se arriscar nas águas geladas. O Pico do Papagaio é o ponto mais alto da cidade, então, se cubra com casacos corta-vento e se prepare para uma vista de tirar o fôlego.

Aiuruoca possui um pequeno trecho de área urbana com encantos arquitetônicos (Crédito: Blog Paraíso dos Tucanos)

 

– Brumadinho
Com uma paisagem rodeada de montanhas, o município mineiro é a casa do museu Inhotim, o maior em arte contemporânea a céu aberto do mundo, que contempla um jardim botânico e muita cultura, educação e sustentabilidade em um só lugar. A região também possui muitas pousadas, com boa gastronomia e eventos culturais.

– Lavras Novas
O distrito de Ouro Preto é puro charme. Pequenino, com ruas de pedras e casas dos moradores sem muros, o lugar é ótima opção para o passeio de casais ou em turma. Para se hospedar há uma grande variedade de pousadas, chalés, casas e quartos para alugar, para atender a todos os bolsos e gostos. O destino romântico é cercado de bons restaurantes. Mas se o passeio é de aventura, Lavras Novas possui muitas trilhas e cachoeiras, como a do Pocinho e a Trilha do Mirante do Teleférico. Outra opção do lugarejo é o passeio de quadriciclo, com roteiro pelo Mirante da Estrada Real, Cachoeira dos Namorados e Represa do Custódio.

Lavras Novas é um dos destinos queridinhos dos mineiros durante o inverno (Crédito: Ane Souz/MaisMinas.org)

 

Roteiros fora de Minas

– Guaramiranga (CE)
Apesar de o Nordeste ser conhecido pelo calor digno de férias de verão, a região surpreende com o frio da serra em meio à Mata Atlântica. E é lá que fica Guaramiranga, no Ceará, conhecida como a “Suíça Cearense”. O local conta com uma beleza natural aliada a uma chuva fina (você vai precisar usar um casaquinho). Por lá, o turista pode apreciar as ruas da cidade, que têm um comércio ao estilo colonial, todo colorido e onde o visitante encontra delícias da gastronomia do frio.

– Areia (PB)
No estado da Paraíba, está localizada a cidade de Areia, detentora de 12ºC (ou menos) na estação mais fria do ano no país. O lugar faz a alegria dos amantes de um friozinho com atrações como a Rota Cultural Caminhos do Frio, evento que acontece na região do Brejo Paraíba (da qual Areia faz parte). Além disso, os turistas podem aproveitar a visita para conhecer os atrativos históricos da cidade e os engenhos da região.

Costela de bode na cachaça, culinária local da rota Caminhos do Frio, Paraíba (Crédito: Divulgação/Brejo PB)

 

– Piatã (BA)
O Nordeste continua surpreendendo com os climas amenos em Piatã, na região da Chapada Diamantina, Bahia, onde o amante de frio vai encontrar uma cidade com clima ameno o ano todo, sendo o inverno a “cereja do bolo”. Nesse período os termômetros marcam cerca de 5ºC (leva o casaco reforçado na mala, hein!). Além do frio, o visitante vai conhecer a beleza natural da região da Chapada, onde a natureza é rica em biodiversidade, com morros, rios e cachoeiras. Degustar uma gastronomia requintada também faz parte do roteiro de quem visita o local.

– Cunha (SP)
A região Sudeste, dentre suas várias belezas, também é conhecida por abrigar “destinos de inverno” como Cunha, em São Paulo. Com um charme europeu, o frio deixa os atrativos da cidade ainda mais aconchegantes e o visitante encontra na região uma riqueza de cultura, pois o local é reconhecido pela arte de ceramistas, que abrem as portas dos ateliês para o público. A região também conta com a força da natureza e o visitante vai poder aproveitar as belezas das matas e cachoeiras de Cunha.

– Caldas Novas (GO)
O município é destino para todas as estações do ano e no frio não seria diferente. Isso porque o turista pode tomar um banho quentinho nas águas termais que atingem 34ºC e espantam a “friaca” da noite. Esse passeio intimista pode ser dividido com o amor da sua vida, com a sua família e na companhia de si mesmo. É só escolher! Aproveite também para visitar os atrativos da região, como o Jardim Japonês, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

– Cambará do Sul (RS)
É “friozão” que você procura? Então a região do Brasil a ser visitada é o Sul. Em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o turista vai precisar de casaco, cachecol, gorro e luvas, pois no inverno as temperaturas caem bastante. Seja para se aventurar nos imponentes cânions (o inverno é o momento ideal para avistá-los) ou para curtir aquele friozinho perto da lareira, tomando um vinho ou chocolate quente, Cambará do Sul é um destino de frio “queridinho” dos turistas que amam as temperaturas mais baixas.

Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul: o inverno é o período ideal para visitar essas maravilhas da natureza (Crédito: Wikipédia)

 

– Urubici (SC)
Santa Catarina não fica de fora da lista de destinos frios e Urubici vai proporcionar ao turista paisagens formadas de cânions e montanhas. O clima gelado coloca a cidade na rota das mais frias do país, com manhãs branquinhas de geada (e até de neve) e noites congelantes (leva o casacão). A “Sibéria Brasileira” é o destino perfeito para ficar em volta da lareia e da fogueira, degustar delícias da culinária sulista e aproveitar atrações gratuitas. Mas Urubici também é considerado um destino de natureza. Aproveite o dia para avistar as belezas de cânions, mirantes e fazer trilhas.

Bem, trouxemos para você uma diversidade de locais para curtir no inverno. É claro que há muitos outros no Brasil. Basta fazer uma pesquisa e escolher o seu favorito.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!