Júri nacional selecionou 34 praias e 11 marinas que passarão pelo crivo internacional
O Brasil é um país de praias paradisíacas já reconhecidas mundialmente. Mas quer que um número cada vez maior delas conquiste a certificação do programa Bandeira Azul, que atesta práticas de turismo sustentável. Para a edição do verão 2023/2024, foram indicadas 34 praias e 11 marinas pelo júri nacional, que passarão agora pelo crivo do júri internacional.
A análise final será realizada em setembro, durante o encontro de membros do programa em Copenhague, na Dinamarca. Do total de candidatos recomendados (45), 38 concorrem a renovações e sete são novos candidatos. Na última temporada, 29 praias e 11 marinas foram certificadas com o selo de turismo sustentável.
A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, ressalta que todos os candidatos passaram por uma avaliação criteriosa. “O júri avaliou o cumprimento dos critérios através da verificação dos relatórios apresentados, ressaltando a importância de os candidatos enviarem relatórios com informações precisas e ordenadas. Novamente, foi identificada a necessidade de esclarecimentos pontuais de alguns candidatos”, disse.
Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
O principal objetivo do programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.
Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE – www.fee.global, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR – www .iarbrasil. org. br).