País é destaque em estudo com quatro atrações no ranking de 20 destinos mundiais
O Brasil é sinônimo de felicidade e de lugares ideais para desfrutar momentos de alegria. Essa é a constatação do estudo “Pontos Turísticos que mais nos fazem felizes no mundo em 2023”. Realizado pela Casago (empresa que administra aluguel de casas de férias), o levantamento analisou, por meio de inteligência artificial, quase 63 mil fotos na rede social Instagram onde as pessoas apareciam felizes em atrativos turísticos famosos. A partir daí, o estudo destacou 20 atrativos mundiais, sendo quatro deles encontrados no Brasil, provando que o país deixa os turistas “endorfinados”, sendo o único da América Latina a possuir esse número de atrações no ranking.
Veja os locais onde os sorrisos estão sempre abertos:
– Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Ficou em 4º lugar, com 66,7% de popularidade no quesito “felicidade” e se destaca entre os destinos latino-americanos mais felizes. O lugar presenteia os turistas com a beleza das orquídeas, palmeiras imperiais e vitórias-régias. E não é apenas isso que impressiona: a poucos metros existe o exuberante Parque Lage, onde estão localizadas as trilhas arborizadas que levam do Morro do Corcovado à estátua do Cristo Redentor e à floresta tropical do Parque Nacional da Tijuca.
– Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Garantiu o 7º lugar, com 65,2% de popularidade. E não é para menos: o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves da Mata Atlântica, protegendo mais de 1,3 mil pássaros de cerca de 130 espécies. Além disso, atua em diversos programas de conservação.
– Lago Negro, em Gramado (RS)
Ficou em 15º lugar, com 60,2% de popularidade. Ele traz a beleza das águas profundas com o reflexo dos altos pinheiros, conquistando o coração dos turistas com toda essa beleza e com um adicional de diversão nos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado passeio.
– Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro
Na 20ª posição, com 58% de popularidade, o atrativo registra inúmeros sorrisos e abraços icônicos graças à sua vista panorâmica da cidade, sua combinação de mar, paisagens e vegetação.
– Jardim Botânico de Curitiba
Foi o líder absoluto (66,7%) na categoria destinos para turistas em busca de felicidade na América do Sul. O lugar causa literalmente borboletas na barriga, já que ele é o lar de 300 espécies de borboletas, que fazem companhia a tatus, sapos, corujas e outras espécies sorridentes. E não é apenas isso que impressiona: a arquitetura é de tirar o fôlego e apresenta um estilo art nouveau, ideal para fotos. O Jardim é o destino número 1 para os turistas que buscam felicidade na América do Sul.
Análise
Para fazer a análise, foi utilizado um programa de reconhecimento facial que extrai as faces das fotos e calcula a proporção de imagens com rostos felizes. Com isso, foi dada uma pontuação de 0 a 100 representando a probabilidade de cada rosto mostrar felicidade. Considerou-se uma face feliz se sua pontuação fosse igual ou superior a 66.
Indo além dessa análise, é possível perceber que a felicidade está muito ligada à natureza. Todos os atrativos brasileiros citados na pesquisa são rodeados de muito verde, flores, animais de várias espécies e lagos. Ou seja, geram um bem-estar que se reflete no grau de felicidade. E nesse ponto, o Brasil tem atrativo de sobra para manter todos os visitantes bem sorridentes!