A primavera está chegando para provar que viajar fora das altas temporadas tem suas vantagens. Conhecida como a estação das flores, essa é a época perfeita para quem curte explorar destinos notórios por suas belezas naturais.
Seu clima ameno, dias mais longos e belas paisagens, somado aos preços mais acessíveis e cidades menos lotadas, entre outros, são alguns dos atrativos que tornam o período um dos mais indicados para desfrutar as férias, seja em família, com amigos ou em casal.
O Hurb aproveita o início da temporada, que vai do dia 23 de setembro a 22 de dezembro, para preparar uma lista de lugares que não podem ficar de fora de um bom roteiro primaveril.
Holambra, São Paulo
Conhecida como a “Capital das Flores”, Holambra se transforma em um espetáculo à parte durante a primavera. Os campos estão em plena florada, com tulipas, rosas e diversas outras espécies colorindo e perfumando a paisagem.
Os visitantes podem explorar os jardins da cidade, participar de festivais locais e ainda se encantar com a arquitetura e cultura holandesa presente na cidade, que abriga até os moinhos de vento. Além disso, é lá que ocorre a maior festa de flores e plantas da América Latina, a Exporflora – que já está em sua 40ª edição e vai até o próximo domingo (24). O destino é uma ótima opção para quem quer escapar da correria de São Paulo durante o final de semana.
Gramado, Rio Grande do Sul
Famosa pelo clima frio da Serra Gaúcha no inverno, poucos sabem que Gramado ganha vida na primavera com um cenário deslumbrante. Os jardins e ruas arborizadas se enchem de flores, criando um ambiente de cores vibrantes que atrai os visitantes.
Com uma temperatura agradável, a época é perfeita para caminhadas em torno do Lago Negro ou no Parque de Lavanda – Le Jardin. Além disso, a cidade oferece uma série de eventos culturais e gastronômicos para desfrutar durante essa época do ano.
Além das belas paisagens, a arquitetura também chama atenção por trazer características bem definidas de seus colonizadores. As inspirações germânicas, italianas, e portuguesas predominam nos prédios e casas do município.
Curitiba, Paraná
A primavera em Curitiba é uma verdadeira celebração da beleza natural que, ao se misturar ao cenário urbano, torna a paisagem algo único. Parques como o Jardim Botânico e o Parque Tanguá, por exemplo, além do Relógio de Flores, ficam ainda mais encantadores com a floração das plantas na estação.
Os turistas podem desfrutar de passeios ao ar livre, como piqueniques no Bosque Gomm, pedaladas no Parque das Águas de Pinhais e até fazer um churrasquinho com os amigos e família no Parque São José dos Pinhais, além de participar dos eventos culturais que permeiam a cidade.
Brumadinho, Minas Gerais
Brumadinho, em Minas Gerais, é, sem dúvidas, um must go. Lar do Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, que abriga mais de 42 jardins, inseridos em uma porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado, a cidade ganha novas cores na primavera.
Localizada próximo a Belo Horizonte, e cercada por serras, é uma ótima opção para quem busca dias tranquilos em meio à natureza. O destino abriga grande diversidade de espécies tanto da fauna quanto da flora brasileira.
Para os viajantes que gostam de atividades ao ar livre, como trilhas até o Mirante Morro dos Veados, passeios nos arredores históricos, além de ecoturismo e turismo de aventura, vale a pena a visita durante a primavera.
Para se programar!
Falando em destinos que se transformam durante a primavera, não tem como não mencionar aqueles que se destacam no cenário internacional. Mas, é importante lembrar que, diferente dos países do hemisfério sul como o Brasil, a primavera em outros lugares só acontece entre março e junho. No entanto, vale a pena manter no radar para se programar.
Com cores vibrantes, dias ensolarados e temperaturas agradáveis, Amsterdã, na Holanda, é um dos destinos primaveris mais emblemáticos do mundo. É nessa época que os campos de tulipas estão em plena exuberância, colorindo os arredores com uma infinidade de cores.
Os viajantes podem explorar o famoso Keukenhof Garden, o maior jardim de flores do mundo, que só abre para visitação entre março e maio, e ainda participar do Tulip Festival, mergulhando na cultura floral holandesa.
Em Nova Iorque, nos EUA, a primavera traz um novo fôlego à cidade que nunca dorme. Os icônicos parques da “Big Apple”, como o Central Park e o High Line, ganham vida com as cores vivas das flores.
Os turistas podem desfrutar de caminhadas pelos jardins locais, além de passeios de barco que passam pela Brooklyn Bridge, Estátua da Liberdade, entre outros pontos turísticos, e ainda curtir o dia no parque de diversões de Coney Island e aproveitar diversos festivais culturais ao ar livre.
Outras opções imperdíveis que não podem ficar de fora da lista são os campos de girassóis na Toscana, na Itália; os jardins do “Castelo de Praga”, na República Tcheca; o Caminho do Filósofo, em Quioto, no Japão; as praias de água transparente, turquesa e mais morna em Malta; e outros destinos que ganham a energia vibrante característica da estação.