Esse será o segundo teste do veículo 100% elétrico em aeroportos, a primeira simulação ocorreu no aeroporto do Recife.
O aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, começou a testar veículos elétricos HIGER Azure A12BR. Eles estão sendo usados a partir desta semana no embarque ou desembarque remoto, realizado com o auxílio de ônibus. Os veículos foram desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, numa parceria entre a TEVX Motors, a Higer e a Engie.
Segundo a Aena, a intenção é que todos os ônibus usados em Congonhas sejam elétricos. Esse será o segundo teste do veículo em aeroportos, a primeira simulação ocorreu no aeroporto do Recife. O Aeroporto de Congonhas passou a ser gerenciado pela Aena em 17 de outubro deste ano.
O modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km. Outra novidade é que o veículo tem piso baixo total e tem um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, Isso significa que o ônibus permite que o embarque de passageiros com dificuldade de locomoção seja realizado de forma muito mais segura e confortável.
Luzes coloridas de LED
O veículo ainda conta com corredores largos na parte de traseira, além de rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida. “Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente a acessibilidade de todos”, enaltece Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina.
Esse modelo de ônibus conta ainda com luzes coloridas de LED, um maior número de carregadores USB bem distribuídos e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV.