Foram 173 passageiros provenientes do aeroporto de São Paulo/Congonhas na manhã desta segunda-feira (27/5)
Com o Aeroporto de Porto Alegre fechado por causa das inundações no Rio Grande do Sul, voos comerciais começam a operar na Base Aérea de Canoas. A primeira companhia aérea a realizar essa operação foi a Latam, que transportou 173 passageiros nesta segunda-feira (27/5) em um Airbus A320, provenientes do aeroporto de São Paulo/Congonhas. Ao todo, a Latam terá 24 pousos e decolagens comerciais por semana em Canoas.
O voo LA9210 partiu de São Paulo/Congonhas às 6h40 (hora local) e teve duração de 1 hora e 20 minutos. Na comparação com o modal terrestre, o transporte aéreo de São Paulo para Canoas reduz em até 87% o tempo necessário para deslocamento entre as localidades.
Durante o mês de junho, a Latam tem 282 voos extras programados para atender o Rio Grande do Sul. A medida foi tomada para manter Porto Alegre (RS) e a região metropolitana conectadas com o restante do Brasil e atendidas em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas, enquanto as operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas.
Além dos 102 novos voos entre São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos) e a Base Aérea de Canoas, a Latam vai operar 120 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Florianópolis e 60 voos extras entre São Paulo/Guarulhos e Caxias do Sul.
Orientações aos passageiros
A Latam reforça que a operação comercial na Base Aérea de Canoas (RS) é temporária e excepcional, em função dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Desta forma, a companhia pede a compreensão e atenção dos passageiros sobre as características atípicas dessa operação na comparação com um aeroporto comercial.
Os embarques e desembarques dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas são realizados por ônibus de forma remota e todo o processo de atendimento é feito diariamente das 6h às 18h e de forma adaptada no andar térreo do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545). O check-in de cada voo será encerrado uma hora antes da decolagem.
Por isso, é necessário que o cliente fique atento às sinalizações dentro do ParkShopping Canoas e se apresente com duas horas de antecedência do voo, dando preferência para o check-in automático pelo site e aplicativo da companhia. Lojas e demais serviços do ParkShopping Canoas estarão abertos das 10h às 22h.
Os voos da Latam de São Paulo/Guarulhos para a Base Aérea de Canoas são operados diariamente com decolagem às 12h (hora local). No sentido inverso, partem de Canoas às 15h15. Já os voos de São Paulo/Congonhas para Canoas (operado todos os dias, exceto quarta e sábado) decolam às 6h20. No sentido inverso, partem de Canoas às 9h20 dos mesmos dias.
Alterações de voos
Todos os passageiros da Latam com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a viagem sem custos. A companhia solicita que o cliente nestas condições dê preferência para alterar a viagem de forma online.
Basta acessar diretamente a seção Minhas Viagens do site latam.com. Nesta seção, o cliente pode alterar sem custos a passagem originalmente de/para Porto Alegre (POA) para uma nova viagem de/para Canoas, Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG), Navegantes (NVT) ou Canoas (QNS). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete.
Já o cliente com viagem programada de/para Caxias do Sul (CXJ) ou Passo Fundo (PFB), deve conferir o Status do Voo antes de se dirigir ao aeroporto de embarque. A operação nesses dois destinos permanece normal até o momento.
Avião solidário
O programa Avião Solidário da Latam já transportou gratuitamente para a região Sul do Brasil 141 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 102 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) desde 4 de maio de 2024.
Os transportes humanitários da Latam foram realizados em voos comerciais da empresa para aeroportos da região e em cinco voos especiais inéditos para a Base Aérea de Canoas (RS), inclusive com doações provenientes de países como Portugal e EUA.
Há 11 anos, o programa Avião Solidário da Latam já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros.
Adicionalmente, a companhia aérea também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.