Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, a pedido da Wise, empresa de tecnologia financeira, indica que as Olimpíadas são o evento esportivo mais popular entre as mulheres brasileiras que viajam ao exterior para acompanhar competições esportivas. De acordo com o estudo, 52% das mulheres que gostam de viajar por motivos esportivos preferem as Olimpíadas, seguidas pela Copa do Mundo masculina de futebol (44%) e pelos jogos da NBA (39%).
O levantamento revela ainda que 17% das brasileiras já viajaram internacionalmente para assistir a competições esportivas. Esse interesse é particularmente forte entre as mulheres da Geração Z (18 a 28 anos), com quase um terço (29%) delas viajando por esse motivo. Entre as outras gerações, os percentuais são menores, com 11% entre as Baby Boomers (59+ anos), 17% na Geração X (42 a 58 anos) e 20% na Geração Y (29 a 41 anos).
Em termos de planejamento, 48% das entrevistadas começam a se preparar com um ano de antecedência. Há uma tendência entre as gerações mais jovens, como a Geração Z, de serem um pouco mais espontâneas, com 24% delas planejando viagens com dois anos ou mais de antecedência, em comparação com 18% da Geração X e 21% da Geração Y.
A pesquisa também abordou questões financeiras relacionadas a viagens para eventos esportivos. A maioria das mulheres destacou a necessidade de planejar cuidadosamente, considerando custos adicionais com hospedagem e ingressos, bem como a possibilidade de visitar menos locais turísticos durante a viagem. Outros desafios mencionados incluem o aumento dos preços durante os eventos esportivos e a dificuldade em obter ingressos.
Este estudo faz parte de uma campanha nacional de marketing da Wise em parceria com a Visa, destacando a atleta olímpica Debinha. A pesquisa foi realizada em abril de 2024, envolvendo mais de duas mil mulheres das classes sociais ABC1, com vivência internacional recente ou planos de viajar ao exterior nos próximos cinco anos.
Imagem de prostooleh no Freepik