Um estudo recente realizado pelo Sem Parar com seus clientes no estado de São Paulo apontou para uma mudança no comportamento de viagens em 2024. A pesquisa, que mapeou as tendências em viagens de curta duração, revelou que 45% dos entrevistados se mostraram mais propensos a realizar viagens bate-volta neste ano.
A principal razão apontada para essa mudança foi a redução no número de feriados prolongados, o que limita as oportunidades para viagens mais longas. Em contrapartida, 55% dos participantes afirmaram que seus planos de viagem não foram afetados pela quantidade de feriados.
Em relação ao tempo de deslocamento, a maioria dos adeptos de viagens bate-volta (56%) prefere trajetos de até 3 horas. Outros 19% estão dispostos a viajar entre 3 e 4 horas, enquanto 26% aceitam percursos com duração superior a 4 horas.
A pesquisa também investigou as principais motivações para essas escapadas de um dia. Visitar familiares e amigos foi o motivo mais citado, representando 40% das respostas. Conhecer novas cidades (17%), realizar passeios gastronômicos (15%) e buscar contato com a natureza (11%) também foram mencionados como fatores importantes na decisão de realizar viagens curtas.
O estudo foi conduzido de forma randômica com clientes do Sem Parar em todo o estado de São Paulo, entre os dias 11 e 17 de junho. A amostra utilizada garante um nível de confiança de 90% e uma margem de erro de 5%.
Esses dados fornecem um panorama interessante sobre como os paulistas estão se adaptando ao calendário de feriados de 2024 e encontrando alternativas para suas necessidades de viagem. As viagens bate-volta surgem como uma solução prática para aproveitar os momentos de lazer, mesmo com menos feriados prolongados.
Imagem destacada de freepik