Minas como destino do enoturismo é apresentado em Portugal

Participação em feira de vinhos e capacitação para o trade turístico do país europeu integraram as agendas em Lisboa

Além da tradição na produção de queijos e café, Minas Gerais também se apresenta como destaque na enocultura, atividade que também tem um importante gancho para o turismo. E é essa novidade que vem se fortalecendo em território mineiro que foi levada para Portugal nesta semana durante o “Encontro Portugal Minas Gerais – Enoturismo e Rotas de Vinho”, realizado no hotel Vila Galé Palácio de Arcos, em Lisboa.

Neste sábado (16/11), as regiões vinícolas do estado e estratégias de fomento ao enoturismo – voltado ao consumo e apreciação de vinhos – foram apresentadas no país europeu durante agenda promovida em conjunto pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).

As ações realizadas em Portugal nesta semana tiveram o objetivo de consolidar os laços culturais e comerciais entre o estado e o país europeu. As atividades promoveram a internacionalização do Destino Minas, ressaltando a cultura do estado para gerar novas oportunidades de negócios, além de reforçar as potencialidades turísticas de um dos principais destinos do país.

“Minas e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais históricas percebidas desde as ruas de nossas cidades à mesa de nosso povo. Acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócios para portugueses e brasileiros”, ressaltou o governador Romeu Zema, que participou do evento deste sábado.

Rota dos Vinhos

Em agosto deste ano, o Governo do Estado anunciou a estruturação da Rota dos Vinhos, que irá contemplar oito regiões do estado: Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste, Oeste, Norte, Metropolitana, Jequitinhonha, Central e Campo das Vertentes. Desta forma, o enoturismo passará a ser o foco de uma política pública para atrair visitantes e investimentos, além de gerar emprego e renda.

Na sexta-feira (15), foi feita uma capacitação para evidenciar as experiências turísticas mineiras para o trade turístico português. Após a atividade, o governador Romeu Zema e os secretários de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira; de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; e de Casa Civil, Marcelo Aro, se reuniram com empresários portugueses e jornalistas.

A presença do Governo do Estado em solo português também é uma oportunidade estratégica para enfatizar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A organização anunciará a decisão no início de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

Semana da Cozinha Mineira

As iniciativas em Lisboa integram a Semana da Cozinha Mineira, nova etapa do projeto Minas em Portugal realizada pela plataforma Fartura Gastronomia do Brasil em parceria com o Governo de Minas, com apoio do Sebrae e patrocínio da Cemig. O evento começou em 9/11. O Governo do Estado participou, com estande próprio, da feira Essência do Vinho.

O espaço oficial de Minas no evento promoveu o turismo e os sabores da cozinha do estado, apresentou rótulos de vinícolas mineiras e foi palco de uma aula especial sobre queijos mineiros.

A ação também incluiu degustação de vinhos, queijos e cachaças da região de Salinas, com curadoria do especialista Alexandre Lalas, e pratos assinados pelo chef mineiro Caio Soter.

“Ao promovermos as riquezas e potências do estado em feiras e encontros internacionais, impulsionamos nosso turismo e geramos oportunidades de negócios. Isso se reflete em emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário Leônidas de Oliveira.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!