Criação de mais três posições no pátio dará mais atratividade ao terminal, pois permitirá mais aviões robustos estacionados simultaneamente
A partir de março, o Porto Alegre Airport contará com mais três posições para receber aeronaves de
grande porte. A mudança vai gerar mais atratividade para o aeroporto, pois permitirá que mais aeronaves de grande porte estejam estacionadas de forma concomitante. Atualmente, o pátio do terminal tem duas posições para receber aeronaves maiores.
A obra já estava prevista pela Fraport Brasil e faz parte da melhoria contínua da infraestrutura aeroportuária, sem relação com a enchente de maio de 2024. As aeronaves de grande porte são as com maior envergadura da asa ou que possibilitam o transporte de mais passageiros a bordo, por exemplo, como no caso
dos equipamentos de código Eco (envergadura de 52m a 64,9m) ou Delta (de 36m a 51,9m).
Quando essas posições não estiverem ocupadas por equipamentos maiores, podem receber mais de uma aeronave menor, como as de código Charlie (envergadura de 24m a 35,9m), aeronaves mais utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras em voos domésticos.
“Isso traz mais flexibilidade para o nosso pátio. A partir dessa melhoria, poderemos atender até cinco grandes aeronaves simultaneamente. É atrativo para as companhias aéreas, que podem conduzir mais passageiros e cargas em apenas um voo com um equipamento maior. A ampliação também permite, por exemplo, a expansão no número de rotas de longo alcance a partir de Porto Alegre”, explica o gerente de Planejamento da Fraport Brasil, Diógenes Sartor.
A concessionária possui dez pontes de embarque maiores, adequadas para uso nos grandes equipamentos. Assim, o desembarque de passageiros pode ser feito simultaneamente em dois pontos da aeronave.
Pavimento mais robusto
As três novas posições receberão o chamado concreto rígido, adequado para suportar o peso de aeronaves de grande porte. O trabalho, que será concluído em março, não impacta a operação do aeroporto, que flui normalmente com chegada e partida de voos nacionais e internacionais.
O aeroporto de Porto Alegre conta com 24 posições para aeronaves de aviação comercial.