Segundo a Vale, a nova composição tem classes executiva e econômica, serviço de alimentação e vagões climatizados.
O trem de passageiros Vitória/Minas incorporou em sua frota 34 vagões novos comprados na China. A Vale, responsável pela linha entre Belo Horizonte e Vitória, informou que iniciou nesta semana testes no trajeto regular de forma intercalada com a frota atual.
“Essa etapa permitirá avaliar a performance operacional desses vagões durante o atendimento aos usuários para aprimorar ainda mais a experiência de viagem”, informou a empresa. Segundo a Vale, a nova composição tem classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida.
Confira o que afirmou João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas
“Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade”.
Mais viagens em 2026
A Vale informou que em 2026, na alta temporada, as viagens serão ampliadas. A empresa não forneceu detalhes, mas informou que “estudos estão em andamento para definir o formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada”.
O trem da Vale percorre todos os 664 km entre Belo Horizonte e Vitória em uma viagem que dura cerca de de cerca de 13 horas e meia. Os vagões são climatizados, equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça.