Frota da Azul chega a 225 aeronaves após a entrega de mais 2 ATRs-72

Essas  aeronaves apresentam ganhos operacionais relevantes: a nova geração do motor permite reduzir em até 20% os custos de manutenção.

A Azul recebeu nesta sexta-feira (11) no Aeroporto de Confins (MG mais um ATR 72-600 de prefixo PR-YXE, batizada de “Somos Azul”. No sábado a companhia receberá mais um avião deste mesmo modelo de prefixo PR-YXF. Essa aeronave receberá o nome de “Alvorada Azul”. Esses ATRs têm capacidade para transportar até 72 passageiros.

Com a chegada dos dois aviões, a Azul passa a contar com 42 ATRs em sua frota, que agora soma 225 aeronaves no total. O maior avião da companhia é o Airbus A330neo que transporta até 298 passageiros. O menor é o Grand Caravan que transporta 9 passageiros e faz parte da frota da Azul Conecta, empresa de voos regionais da Azul.

Ganhos operacionais

Segundo a Azul, os ATRs são equipadas com os motores PW127XT, da Pratt & Whitney Canada. “Essas  aeronaves apresentam ganhos operacionais relevantes: a nova geração do motor permite reduzir em até 20% os custos de manutenção e em pelo menos 3% o consumo de combustível – resultados de avanços como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas produzidos com materiais de última geração”, informou a Azul.

“O ATR é uma peça estratégica para conectar o Brasil de ponta a ponta. Historicamente, onde voamos com uma aeronave deste modelo, conseguimos resultados a demanda e, após determinado período, passamos a operar com aviões maiores. Isso mostra como pensamos no potencial do interior do país e no fortalecimento da aviação regional”, afirmou Abhi Shah, presidente da Azul.

O ATR-72 da Azul está sendo usado nos voos entre a cidade de Parintins e Manaus.  Em outubro do ano passado a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibiu pousos e decolagens de aviões dos jatos da Embraer que eram usados pela Azul. Segundo a ANAC, “entre as principais irregularidades constatadas estão defeitos graves na pista de pouso e decolagem e no pátio de estacionamento de aeronaves, como trincas, desagregação e presença de material solto na superfície”.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!