Fotos: Juliana Ferreira?
|
A casa muito engraçada do Uruguai virou atração turística |
? *Juliana Ferreira
“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”. Quem não se lembra dos versos da música infantil, lançada por Vinícius de Moraes, em 1980, no álbum “A Arca de Noé”. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o que parece uma mera rima para crianças realmente existe.
A casa fica em Punta Ballena, a 15 quilômetros de Punta del Este, no Uruguai. Vinícius compôs a música para seus netos após conhecer a obra do artista Carlos Paez Vilaró, dono da construção batizada de Casapueblo. Todo turista que passa pelo local se encanta com a arquitetura inigualável e a bela vista para o mar, que se encaixa perfeitamente com o pôr do sol. Parecido com um grande castelo branco, Casapueblo começou a ser construída pelas próprias mãos de Vilaró em 1958.
No início, era uma casinha de lata chamada de La Pionera, uma espécie de ateliê para o artista. Com o tempo, a estrutura foi crescendo e tocou o penhasco rochoso de Punta Ballena. Foram mais de trinta anos para que a casa tomasse a forma atual e, por isso, a música de Vinícius – que se hospedou no local e viu parte do processo de construção – fala de uma linda obra inacabada. Vilaró gosta de chamar o imóvel de “estrutura para viver”, que abriga um museu, uma galeria de arte e um hotel, onde várias personalidades já se hospedaram.
Cada quarto é homenageado com o nome dos primeiros hóspedes, como Pelé, Toquinho, Robert de Niro e Brigitte Bardot. Aos 87 anos, Carlos Paez Vilaró continua construindo um quarto ali, uma sala aqui na casa mais famosa da música brasileira. Não é à toa que, na versão original, Vinícius escreveu: “mas era feita com pororó, era a casa do vilaró”.
O passeio é um dos interessantes destinos para quem visita o pequeno país da América do Sul. Com muitas praias e calor, o Uruguai é uma ótima opção de uma viagem de verão. Punta Ballena, onde fica a Casapueblo, está no caminho de Montevidéu a Punta Del Este.
Em um trajeto de aproximadamente uma hora e meia, o turista chega às praias frequêntadas pelas elites de todo o continente. Com um comércio intenso e praias de tirar o fôlego – mas muito geladas – Punta Del Este reúne a beleza da natureza com sofisticação.
A toda hora, embarcam e desembarcam diferentes e magníficos barcos e iates em um pequeno porto. Perto dele, estão estacionados carros importados, provavelmente nunca vistos por você antes. O centro da província não é grande, e é possível fazer compras, comer em um bom restaurante e passear pela orla sem qualquer meio de transporte. Um pouco afastada da região central, há uma área de mansões, mantidas para o verão. Muitos donos só passam por lá na época em que sol aparece, já que o inverno é bem rigoroso e chuvoso. Punta Del Este também é conhecida pelos diversos cassinos, que encantam a vida noturna dos uruguaios.
Na capital Montevidéu, também há atrativos. Não é uma cidade badalada, mas oferece muitos passeios culturais. A maioria dos turistas se hospeda na Avenida 18 de Julio, que abrange grande parte da província e concentra o comércio. Os preços são agradáveis mesmo em alta temporada. O Hotel Los Angeles, por exemplo, cobra R$ 80 para um quarto de casal por dia. Em uma caminhada de cinco minutos pela via, chega-se à Ciudad Vieja, que mantém a arquitetura e, inclusive, o portão de entrada da época colonial. Lá, há muitas lojas com produtos típicos do país, como chimarrão e peças em couro, e diversos restaurantes.
|
A orla das praias do Uruguai é bem cuidada e lembra um pouco o Rio |
Na Plaza Independencia, também na região central, é possível visitar o prédio da Presidência do país e o Teatro Solis, onde são apresentadas peças de balé e óperas. As orlas da cidade são bem cuidadas e possuem grandes calçadões para caminhadas. A praia de Punta Carretas é conhecida pelos casarões que a rodeiam, e as areias de Pocitos são usadas para o encontro de jovens.
Enfim, um breve resumo dessa pequena porção de terra da América do Sul já é suficiente para saber que o Uruguai é uma ótima escolha para suas próximas férias. A Pluna tem voos diários de Confins para Montevidéu. Nas promoções da companhia uruguaia é possível encontrar passagens por US$ 221 (ida e volta), com as taxas de embarque.
*Juliana Ferreira é da equipe de jornalismo da Record Minas