No dia 1° de outubro foi liberado ao acesso a parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a cachoeira da Casca D’anta.
A parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, está fechada desde março deste ano, quando começou a pandemia do novo coronavírius. A reabertura ainda não ocorreu por falta de funcionários para realizar a limpeza e higienização dos banheiros e do Centro de Visitantes. É na parte alta que fica a nascente o rio São Francisco,. além de várias cachoeiras de água cristalina e animais da fauna brasileira.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os funcionários da limpeza estão afastados por pertencerem ao grupo de risco do coronavírus. No dia 1° de outubro foi liberado ao acesso a parte baixa do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde fica a cachoeira da Casca D’anta, a primeira do Rio São Francisco.
O acesso à cachoeira Casca D’anta é pela portaria 4, passando pela cidade de Vargem Bonita. A entrada será por agendamento de ingressos. O parque só pode receber 424 pessoas por dia para evitar aglomerações. Brasileiros pagam R$ 11 para visitar o parque.
Proprietários dos hotéis e pousadas de São Roque de Minas e de Vargem Bonita alegam que a reabertura vai atrair turistas para a região. Os guias e empresas especializadas nos passeios na Serra da Canastra também reclamam da queda no número de turistas na região por causa do fechamento do parque.
Veja nota do ICMBio sobre a situação do parque
No momento, a equipe responsável pela limpeza da Parte Alta está afastada por pertencer ao grupo de risco da Covid-19. O ICMBio está providenciando a contratação de equipe substituta para atender às condições impostas pelo Estado e Município para reabertura deste setor do Parque.
Garanta aqui hospedagem em São Roque de Minas
https://www.tudodeviagem.com/2019/12/confira-nosso-especial-de-viagem-sobre-a-serra-da-canastra/