Estado fecha cooperação turística com o governo local, impulsionado pelos voos diretos entre a capital mineira e a ilha
Minas Gerais não quer apenas “exportar” turistas para a paradisíaca ilha de Curaçao, no Caribe. O Estado quer também que os caribenhos venham conhecer as belezas da terra das montanhas, das cidades históricas, cachoeiras, pão de queijo e outras delícias da típica gastronomia mineira. Para isso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), firmou acordos com o governo de Curaçao nesta semana. O objetivo é promover internacionalmente o destino Minas Gerais.
A articulação foi estimulada pelo início de operação do voo direto de BH a Curaçao, realizado pela Azul, no último sábado (24/6). E é um incentivo a mais para o fortalecimento do turismo no Estado.
Entre as propostas apresentadas pela Secult, há iniciativas que contemplam gastronomia, destilados e marketing turístico, além da arte e do artesanato mineiros, como as cerâmicas do Vale do Jequitinhonha.
A capacitação do trade da ilha caribenha, tendo em vista as potencialidades do turismo em Minas Gerais, ainda abrange diversos segmentos como ecoturismo, negócios, eventos e o turismo cultural. Os acordos propõem a realização de ações que possam atrair mais turistas para o Estado, contribuindo para a geração de emprego e renda, além de fortalecer o hub aéreo de Belo Horizonte.
Em encontro na capital Willemstad, que reuniu representantes da Azul e do Curaçao Tourist Board, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, contextualizou as oportunidades que se abrem para ambos os destinos a partir dessa conexão direta. “O Governo de Minas Gerais tem um propósito muito claro de investir na promoção do Estado, e, sobretudo, de criar condições econômicas para que companhias aéreas, como a Azul, se estabeleçam cada vez mais, consolidando o aeroporto de Confins como um dos maiores do país”, pontuou Oliveira.
Crescimento
“O turismo em Minas Gerais cresce o dobro da média nacional. Nós somos o segundo destino mais procurado no Brasil, e agora iniciamos essa conexão histórica com o Caribe, o que é muito importante para o Governo de Minas. Nós também nos colocamos à disposição de vocês para contribuir na promoção de Curaçao e convidamos a todos para que venham conhecer o nosso destino”, completou o secretário.
Oliveira encontrou Ruisandro Cijntj, ministro de Desenvolvimento Econômico de Curaçao, e Hugo Clarinda, do Curaçao Tourist Board. O secretário também participou de um famoso programa de TV, em que destacou cachoeiras, patrimônios, hospitalidade e a cozinha mineira, estimulando os telespectadores a conhecerem as belezas naturais e culturais do Estado.
A nova rota
Curaçao está localizada no mar do Caribe e faz parte de um território autônomo do Reino dos Países Baixos, juntamente com Aruba e Saint Maarten. O voo direto de BH à ilha é importante para a Azul, já que o BH Airport é o segundo maior hub da companhia e recebe passageiros de todo o país que desejam se conectar com outras regiões do Brasil e do exterior.
O voo AD8787 partirá aos sábados, às 13h, chegando ao destino às 18h. Já no sentido inverso, a decolagem do voo AD8786 está programada para ocorrer aos domingos, saindo da ilha caribenha às 8h30 e chegando às 16h em Belo Horizonte.