Neste ano, o concurso de produtos derivados da fruta será nacional, com participantes de outros estados.
A cidade histórica de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será o palco, mais uma vez, do Festival da Jabuticaba. Já tradicional no município, o evento está na 37ª edição e, neste ano, acontecerá de 17 a 19 de novembro, no Centro Histórico da cidade.
A cada ano é realizado um concurso para eleger o Melhor Licor, Melhor Geleia e Produto Inovador, com o objetivo de promover a melhoria contínua dos produtores e produtos, bem como apresentar novas criações ao mercado gastronômico.
Neste ano, o concurso terá alcance nacional, permitindo que produtores de qualquer cidade do Brasil se inscreva e envie amostras para avaliação. O período de inscrição vai de 12/9 a 16/10. A avaliação ocorrerá em 18/10. Os resultados serão divulgados durante a cerimônia de abertura do evento, em 17/11.
Os interessados em participar do concurso podem se inscrever acessando o site www.festivaldajabuticabasabara.com.br/concurso.
O festival é realizado pela Associação dos Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) e pela Prefeitura Municipal de Sabará, em parceria com a Expressar Gourmet e Emater.
O festival atrai centenas de turistas para Sabará. Em função da grande procura, na cidade as vagas nos hotéis e pousadas estão praticamente esgotadas.
Cidade da Jabuticaba
Conhecida pela mineração de ouro, Sabará surpreendeu ao descobrir uma riqueza adicional que produz três safras anuais e tem uma ampla gama de produtos derivados. A jabuticaba, então, conquistou moradores e visitantes, que aproveitam a saborosa fruta e seus derivados em uma festa regada a música e barracas de alimentos e bebidas.
O Festival da Jabuticaba ganhou popularidade e, em 2008, foi oficialmente reconhecido como parte do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Já a fruta foi elevada a patrimônio imaterial.
A festa também promove a arte e a cultura tanto para os habitantes locais quanto para os turistas que visitam Sabará. Atualmente, o festival é o evento mais significativo para a economia de Sabará, superando até mesmo o Carnaval e atraindo turistas de todo o país.