A Azul Conecta prevê um crescimento de 20% nos próximos anos, mas para isso é preciso melhoria na infraestrutura dos aeroportos regionais.
A Azul Conecta, criada pela Azul em agosto de 2020, atende atualmente 61 cidades e realiza em média 70 voos diários. Com base em Jundiaí, em São Paulo, a companhia tem uma frota de 27 aeronaves Cessna Grand Caravan que transportam 9 passageiros. O estado do Amazonas é o que tem o maior número de cidades atendidas (9), seguido pelo Ceará (8). Confira lista completa neste post.
Mais de 50% das cidades atendidas pela Azul Conecta têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com os dados do último censo do IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses munícipios concentram pouco mais de 15% da população. Em Minas Gerais a Azul Conecta oferece voos em 6 cidades, entre elas Teófilo Otoni e Varginha.
Em Maués, no interior do Amazonas, uma viagem de barco até Manaus dura cerca de 18 horas. O voo da Azul Conecta entre as duas cidades dura apenas 40 minutos. A Azul Conecta prevê um crescimento de 20% nos próximos anos, mas para isso é preciso melhoria na infraestrutura dos aeroportos regionais.
Confira a lista de cidades atendidas pela Azul Conecta
Amazonas- 9 destinos
Barcelos
Coari
Santa Isabel do Rio Negro
Lábrea
Manaus
Maués
Manicoré
Borba
Tefé
Ceará- 8 destinos
Aracati
Boa Viagem
Fortaleza
Crateús
Jericoacoara
São Benedito
Sobral
Iguatu
Minas Gerais – 6 destinos
Belo Horizonte
Salinas
Manhuaçu
Paracatu
Teófilo Otoni
Varginha
Pará – 6 destinos
Belém
Breves
Paragominas
Monte Dourado
Salinópolis
Tucuruí
Paraná- 5 destinos
Curitiba
Guaíra
Telêmaco Borba
Umuarama
União da Vitória
Rio Grande do Sul- 5 destinos
Alegrete
Bagé
Santa Cruz do Sul
Porto Alegre
Santa Rosa
Pernambuco- 5 destinos
Caruaru
Araripina
Garanhuns
Recife
Serra Talhada
Mato Grosso- 4 destinos
Aripuanã
Barra do Garças
Cuiabá
Juína
Maranhão- 2 destinos
Barreirinhas
São Luís
Paraíba- 2 destinos
Cajazeiras
Patos
Rio Grande do Norte-2 destinos
Mossoró
Natal
São Paulo 2 destinos
Congonhas
Jundiaí
Rondônia- 2 destinos
Ji-Paraná
Porto Velho
Piauí- 1 destino
Parnaíba
Rio de Janeiro- 1 destino
Jacarepaguá
Espírito Santo- 1 destino
Linhares
Diretor da Azul Conecta é piloto de Minas Gerais
O diretor da Azul Conecta é o piloto José Souza Ramos Junior, de Pirapora, no norte de Minas Gerais. Quando tinha 14 anos, ele morava perto do aeroporto e toda vez que chegava uma aeronave ele te perto para observar tudo. Pirapora tem cerca de 55 mil habitantes. Nas horas vagas ele prestava serviço no aeroporto. “Me oferecia para lavar os aviões, fazer pequenos serviços, tudo para estar mais perto e ir aprendendo o máximo possível. Essa vivência colaborou muito para que eu pudesse conhecer mais e melhor a aviação”, declarou.
Após terminar o ensino médio e com muita pesquisa, Ramos descobriu uma faculdade em Uberaba, no triângulo mineiro, que possuía o curso que tanto desejava, Ciências Aeronáuticas. “Meu pai ajudou muito nos primeiros meses. Graças ao financiamento estudantil via FIES, consegui seguir em frente, trabalhando e estudando ao mesmo tempo”, explica Ramos. O esforço valeu a pena, Ramos era o melhor da turma, o que o fez ser convidado pelo reitor da universidade para o acompanhar em alguns voos. “Ele tinha uma aeronave, mas precisava de alguém para ajudar na navegação e, com isso, eu consegui acumular horas de voo”, lembra Ramos.
José Souza Ramos Junior já trabalhou na MRV construtora, Helimed até chegar na Azul, em janeiro de 2011, ainda no começo da companhia, como primeiro oficial das aeronaves ATR. Na companhia ajudou na implantação do ATR 72-600, inclusive indo buscar a aeronave na fábrica em Toulouse, na França. Depois foi promovido, ainda no primeiro ano, a coordenador do ATR, na diretoria de Operações, também colaborando na área de Safety da Azul. “A Azul tem uma cultura de segurança muito forte.
1 Comment