A Embraer concluiu um acordo com a Intelsat para instalar seu sistema de conectividade de alta velocidade a bordo dos jatos Embraer-195 E2. O sistema, com velocidades de transmissão de até 275 Mbps, oferece aos passageiros uma experiência de streaming e navegação semelhante às de suas redes domésticas durante o voo, será instalado no processo de fabricação da aeronave.
“O produto da Intelsat é o primeiro sistema de satélite multiórbita a incorporar uma antena ESA (banda com orientação eletrônica, na sigla em inglês). Para os passageiros, isso se traduz em uma cobertura mais ampla, de transmissão mais rápida e com maior confiabilidade. A ESA estará disponível para instalação na linha de montagem até o final deste ano e será oferecida como opcional aos clientes”, informou a Embraer em comunicado.
O jato Embraer-195 E2 é o maior e mais moderno avião comercial já fabricado no Brasil. A companhia Azul tem 35 aeronaves deste modelo. A instalação da internet de alta velocidade durante a fabricação da aeronave vai evitar que uma companhia aérea suspenda os voos de uma aeronave para instalar esse sistema.
Cobertura em todo o planeta
A rede LEO da Intelsat tem baixa latência, que é o atraso entre o envio e a coleta de dados, e conta com cobertura em todo o planeta, incluindo as regiões polares. Segundo a Embraer, a rede GEO é ideal para áreas mais densamente povoadas, como grandes cidades. “A antena com banda com orientação eletrônica da Intelsat é leve, e seu perfil compacto – com menos de 3 polegadas – gera menos arrasto em comparação com outros designs. Isso ajuda a diminuir o consumo de combustível, em linha com o compromisso da Embraer de garantir as características de sustentabilidade do Embraer-195 E2”, informa a Embraer.
“A Intelsat está oferecendo o primeiro sistema de conectividade a bordo via satélite multiórbita, com uma antena de banda com orientação eletrônica que será instalada já na fábrica da Embraer. Isso possibilitará que os passageiros tenham conectividade confiável e fluida assim que uma aeronave entrar em serviço”, afirma Rob Baird, Diretor de Programas da Intelsat. “Os passageiros dos jatos E2 poderão aproveitar no voo o mesmo acesso à internet de alta velocidade que já têm em suas casas, graças à nossa ampla cobertura e baixa latência.”